Penso?

www.osnep.blogspot.com

Os Remanescentes

www.paulokguitars.blogspot.com

Refletindo

www.deuanatelles.blogspot.com

Jovens Lições

www.jovenslicoes.blogspot.com

Novo CD - As I Lay Dying - Decas

www.asilaydying.com

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Penso?

       Cada ser humano tem ao menos um dom. Mas infelizmente não são todos que sabem como usá-lo, outros nem sabem que o têm.
    Existem muitos artistas, podem ser músicos, pintores, atores, mas poucos reconhecem os verdadeiros astros, aqueles que têm a capacidade de conhecer seu dom, de abusar dele duma maneira simplesmente incrível. Mesmo sendo um dom de extrema dificuldade de ser trabalhado, possui um poder imensurável, e poucos entendem o verdadeiro por quê do objeto que vos falo.
       É algo inefével, mas em algumas palavras tentarei mostrar a você leitor, algo que tentei mostrar em quatro poemas que escrevi outrora. Ousarei aqui descrever a arte, o poder, a dificuldade e o por quê de pensar.

Arte...

     Ser artista é realmente difícil. Nenhum ser humano consegue num piscar de olhos se tornar um astro, se tornar grande, é preciso muita paciência para tal coisa. Mas felizmente, algumas pessoas reconhecem que podem ser grandes, basta parar um pouco de só agir, e começar a pensar sobre o que anda fazendo, sobre o que vai fazer.
    Pensar é uma arte nobre, um dom, que poucos conseguem conhecer a fundo, explorá-lo, é um enigma que nem todos os que conhecem esse dom sabem decifrar.
    Uns pensam, outros acham que pensam, uns acham que sabem tudo, mas não percebem que não conhecem nem a si mesmos.
   Ser artista é antes de tentar conhecer o mundo, conhecer a si mesmo. "τεχνογνωσία σαυτόν" ("Conhece-te a ti mesmo").

Poder...

      "Nosso medo mais profundo não é de sermos inadequados, nosso medo mais profundo é de sermos poderosos além da medida." Treinador Carter - Filme Treinando Para a Vida
      Carter estava certo ao afirmar o que cito aqui. Pensar é ter coragem, ter liberdade, é entender, é existir. Esse é o poder. Pensar! Quando se consegue essa proeza, é apenas você e mais ninguém que está ciente do que se passa pela sua mente. Num pensamento podemos ir para onde sequer imaginaríamos ir na realidade, por isso é algo tão poderoso. É no nosso cérebro, na nossa mente, no nosso pensamento que processamos todas as imagens que vemos, realizamos cada trabalho mecânico, dos braços, pernas e até mesmo o prórpio trabalho de pensar.
     Reparemos juntos. É o pensamento de pensar que nos faz pensar. Eis o poder. Eis a forma de ser poderoso além da medida. Sei que não foi com esse intuito que o Treinador Carter afirmou esta citação, mas pensar é o primeiro passo para conseguir a força de vontade, a coragem, a liberdade pra dar adeus ao que muitos dizem: "Você não é capaz!",é o primeiro passo pra mostrar a essa gente que se você é capaz de pensar, é então capaz de agir.

Dificuldade...

     Como todo e qualquer dom que temos, essa arte tão poderosa possui uma dificuldade de ser expressada que muitos até desacreditam.
     A primeira dúvida que pode ter surgido na cabecinha de vocês é: "Em quê exatamente vou pensar?". E eu aqui lhes respondo. Sobre tudo! Você pode tentar entender o que alguém falou de forma imcompreensível à primeira vista por exemplo. Pensar é simples, e simutâneamente difícil. Os seres humanos hoje em dia querem que tudo seja muito fácil, muito prático, querem agilidade pra viver logo uma vida "feliz" ou realmente feliz. Por isso preferem não pensar e simplesmente agir, e é isso que torna esse dom tão complexo.
...

     Bem, já estou finalizando meu pensamento...

     Para concluir, terminaria falando sobre o por quê de pensar. Imagino eu que vocês agora poderiam se esforçar, ler e reler, se for preciso, o que foi dito aqui.

     Mas, só mais uma coisa vos digo, se tronem artistas, sejam grandes além da medida, ousem superar as dificuldades e finalmente se tornem seres pensantes, grandes pensadores, esses que são os verdadeiros astros...

    Afinal, isso é o que a arte, o poder e a dificuldade de pensar vão trazer àqueles que desejam de qualquer forma tornar-se grande...


PENSE!...

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Não Há Como Nomear Um Sentimento...


Estava sem o que escrever, mas ao perceber o que tenho ao meu redor, de repente comecei. Tudo se deu início ao olhar pra minha vida e perceber as tristezas, as derrotas, minhas falhas, o que faltava em mim. Depois de pensar muito a respeito disso me bate a dor, a tristeza, aquela vontade chata de querer ficar só, isolado, sem ninguém por perto.
No quarto, era só eu, o notebook e o caderno. Fiquei desenhando, pra passar o tempo, pra ver se essa angústia passava, mas de nada adiantou. Larguei o caderno em cima da mesa e fui matar essa tristeza de vez. Logo estava eu na internet procurando conversar com amigos, mas o que foi interessante é que só meus melhores amigos estavam presentes nessa noite. Achas que a angústia passou com isso? Que nada! A tristeza sim, mas aquela agonia não. Foi aí que eu percebi que tenho amigos, amigos em que posso confiar, pessoas em que posso acreditar, sei que faram de tudo sempre pra me ajudar. A dor só aumentava, e o medo de isso tudo não ser real, de ser só um sonho, um sonho bom, que logo eu despertaria e ele deixaria de existir só crescia mais e mais. “Não pode ser real! Não devem existir realmente pessoas assim! O mundo é tão mal, tão soberbo, tão cheio de si!”. Mas eu acordei, não do sonho, mas da ideia de que só existem pessoas frias onde vivo, e entendi, que eu nunca estive sonhando, era tudo real. É tudo real!
Conheci os verdadeiros amigos, aqueles que me levantam, que me ajudam, que estão sempre comigo e que o fazem sem pensar em receber de volta, fazem por serem meus amigos, eternos amigos. Amigos que me encorajam a dar um tchau pro mundo, a jogar fora todos os medos que tinha da sociedade, a fechar permanentemente as janelas onde as pessoas me vigiam, me julgam, me criticam. Amigos que me encorajam a mostrar a todos quem eu sou de verdade, me incentivam a sempre querer mais de mim, sempre desejar crescer mais, não pra me exibir pra todos, mas pra aguentar cada vez mais as pancadas que a vida dá. “... não se trata de quão forte você bate, é o quão duro você consegue apanhar e continuar seguindo em frente!”. Ninguém bate mais duro que a vida, mas vontade, coragem e mais que tudo isso, com a ajuda dos amigos, sempre conseguiremos mais.
Foi isso o que percebi quando olhei ao meu redor, percebi meus amigos, percebi minha vida, e vi que eu talvez eu seja o ser humano mais feliz do mundo, ou não. Não sou porque assim como eu, outras pessoas também podem contar com esses amigos.
Mas após isso tudo na minha noite, a dor ainda não passou. Escrevo esse texto intensamente alegre, triste, realizado, angustiado, mas nenhum desses sentimentos vão me fazer esquecer os meus amigos, aqueles que me ajudam até hoje, mesmo com a distância, ainda posso contar com eles. Vou dormir com o mesmo pensamento, vou acordar, e talvez meu dia amanhã ainda seja um pouco assim, mas só no começo, depois passa, toda a dor passa, mas a amizade perdura, se mantém firme. Para sempre!
Obrigado a meus amigos, a todos que me propiciam essa felicidade, essa vida de intensas alegrias, de incontáveis aventuras, a todos que superam comigo as imensuráveis dores que tenho. Sempre estarei com vocês, e sei que vocês também estarão comigo...
Não sei mais o que dizer. Não conheço palavras para colocar no texto, palavras que expressem essa alegria de ter meus amigos...

terça-feira, 10 de maio de 2011

Louca Sociedade

Sociedade louca
Cheia de si
Nem sempre consigo entender o lugar onde vivo
                 Ele me dá prejuízo

Sempre me pergunto o por que
disso tude ser assim
Lucro, fama, poder,
                 E nada de viver!

Ou vivem uma vida insana
Assim como são
loucos por um "deus" eterno
                 Dinheiro q não acaba mais

Vida triste, vida alegre
Noites belas, dias escuros
Sociedade louca
                  Não sabe que vale mais do que o que tem